Um olhar contemporâneo para a arte moderna

Processo criativo

O processo de criação de Armando Matiolli se dá a partir de desenhos, que brotam do inconsciente, fotos de revistas e jornais, principalmente de arquitetura, que lhe despertam a atenção e o motivam a realizar rabiscos.

Os desenhos e rabiscos considerados promissores são guardados e, posteriormente, conscientemente trabalhados em um constante processo de aprimoramento, tanto no aspecto formal como na composição dos conjuntos.

As cores, texturas e as suas combinações surgem depois. Algumas vezes elas vêm prontas; outras demandam um trabalho exaustivo até chegar a um ponto que satisfaça o artista.

Os lápis de cor são utilizados para chegar ao equilíbrio e a harmonia desejadas entre formas, composição e cores. No ato de passar os estudos para a tela, muitas vezes novas combinações e tons surgem.

No processo de criar e produzir cada trabalho, outra inquietação importante é o tamanho da tela, pois alguns desenhos e composições ficam bem em telas grandes; e outros se adequam melhor a telas menores.

O desafio consiste em trabalhar as formas e texturas e as relações de equilíbrio e seus contrapontos para depois acrescentar cores que ampliem a harmonia e deem impacto à composição.